sábado, 25 de abril de 2015

Purê de Batata-Baroa com Inhame


É uma bela maneira de variar o tradicional purê de batatas. O inhame brasileiro é bem branquinho por dentro, diferente daquele usado na América do Norte que é bem alaranjado. A batata-baroa tem pelo menos mais duas denominações dentro do Brasil: batata-salsa (em Minas Gerais) e mandioquinha (em São Paulo). Em outros países não deve ser muito fácil de encontrar, podendo ser substituída por batata-doce ou pastinaca. O importante é experimentar outras raízes além da batata tradicional. O inhame tem a vantagem de não ter um sabor muito ativo que interfira nos outros ingredientes e, ao mesmo tempo,  acrescenta muita cremosidade aos pratos. Ótimo para sopas de ervilha, abóbora ou lentilha.

Ingredientes:

  • 150 g de inhame
  • 300 g de batata-baroa
  • 1 dente de alho
  • 2 colheres de sopa de leite em pó
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • meia xícara de cebolinha picada
  • sal e pimenta a gosto



Aí estão o inhame (com a casca cabeluda) e a batata-baroa (amarela por fora e por dentro).  Descasque e pique 2 inhames e umas 6 ou 8 batatas-baroas pequenas, totalizando meio quilo.



Cozinhe em água com pouco sal e 1 dente de alho inteiro. Passe no espremedor que preferir (inclusive o dente de alho), reservando a água do cozimento. O processador de alimentos deixa muito ralo! Pique a cebolinha e separe o leite em pó.



Misture as 2 colheres de sopa de leite em meio copo da água do cozimento das batatas até o leite dissolver completamente. Prefiro o leite em pó para aproveitar o sabor das batatas que fica na água. Pode substituir por leite comum, se quiser.



Volte com as batatas já amassadas para a panela e acrescente a metade do leite dissolvido. Mexa em fogo baixo e vá controlando a quantidade de líquido conforme seu gosto. Lembre-se que quando o purê esfria ele engrossa! Nada de sal ainda. Se quiser um purê bem lisinho, passe na peneira.



Fora do fogo, acrescente a manteiga e a cebolinha picada. Mexa até incorporar toda a manteiga. Acredite, a cebolinha faz toda a diferença! Outra opção é colocar um punhado de agrião crú bem picado, ou até mesmo rúcola. Corrija o sal.



Comemos com couve refogada na cebola e no alho e coxinhas de frango caramelizadas no forno! Uma delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário